ATENDIMENTO 24hrs
(11) 4101-8732 (11) 95249-9645 (11) 94444-6138
PALESTRAS DE ORIENTAÇÃO
GRUPO DE ESTUDOS DOS DOZE PASSOS

Formação de Grupos de Residentes para estudo dos Doze Passos, programa idealizado há cerca de 50 anos e constantemente aperfeiçoado. O programa tem se revelado como um dos métodos mais eficazes para tratamento de dependências. A eficácia do programa tem se demonstrado pela disseminação de grupos que atendem aos mais diversos tipos de compulsividades. Basicamente consiste no aprimoramento da imagem pessoal e individual de cada um visando uma perfeita integração ao meio social, respeitadas as deficiências tanto do indivíduo quanto da sociedade em geral.
LABORTERPIA

A Laborterapia tem como objetivo principal retirar o residente do processo de atrofia causado pela dependência química. Em suas fases finais, a tendência da dependência química é de isolar o indivíduo do convívio social, fazendo-o voltar-se para si mesmo. O objetivo da Laborterapia é antes de tudo fortalecer um organismo debilitado pôr meio de atividades direcionadas e de caráter terapêutico, promovendo assim a integração do dependente em um meio social adverso daquele o qual estava acostumado.
PALESTRAS SOBRE DEPENDÊNCIA QUÍMICAE PADRÕES COMPORTAMENTO

Durante muito tempo o consumo de álcool e outros agentes químicos sofreram forte discriminação da sociedade pôr puro desconhecimento do mecanismo ou mesmo da existência da doença. Embora esta divulgação tenha aumentado significativamente nos últimos anos, a maioria dos dependentes químicos desconhece sua própria realidade. As palestras destinam-se a mostrar ao dependente que suas atitudes relacionadas com as drogas estão em verdade longe de atingirem o objetivo pretendido, pois ao invés de se transformarem em contestadores passam a vitimas de sua própria natureza. As demonstrações da correção dos padrões comportamentais aceitos pela sociedade resulta quase sempre numa necessidade de reavaliação dos próprios valores do indivíduo pelo indivíduo.
TERAPIA OCUPACIONAL DIRECIONADA

A Terapia Ocupacional trabalha na reabilitação do dependente químico que tenha dificuldades em realizar suas tarefas cotidianas. A Terapia Ocupacional trabalha construindo ou reconstruindo o cotidiano, observando as necessidades de cada residente. O terapeuta ocupacional vê o residente como um todo, um ser bio-psico-social, utilizando atividades devidamente prescritas para alcançar seu objetivo. A escolha das atividades que farão parte do tratamento é feita de forma criteriosa pelo terapeuta ocupacional para enquadrar todas as necessidades de cada residente observando sempre, as dificuldades e necessidades do mesmo, além de sua satisfação dentro processo evolutivo de seu tratamento. Essas atividades melhoram a auto-estima e a coordenação dos movimentos, além de estimular o mesmo a inserir-se na sociedade.
ESPIRITUALIDADE

O conhecimento cada vez mais atualizado dos mecanismos da doença gerou uma grande diversidade de formas de tratamento, entretanto, comum a todos eles está o estimulo da parte espiritual que cada um traz dentro de si. A necessidade de reconhecimento de um Poder Superior gera respostas que de outra forma seriam impossíveis de obter. A existência de um Poder Superior comprova a capacidade de cada indivíduo de cumprir as metas que se propuser atingir. O reforço da espiritualidade não segue nenhuma religião especifica, centrando-se basicamente na existência de Deus como ser criador único de todo universo, respeitando todas as crenças, sem imposição de regras e normas de condutas religiosas..
GRUPOS DE SENTIMENTO E CONFRONTO

Uma das principais características da doença é a diminuição da auto-estima e a supervalorização da própria personalidade face aos que o cercam. Embora conflitantes os dois termos indicam a diminuição do cuidado do indivíduo consigo próprio e a diminuição da necessidade de aceitação de seus atos pôr parte daqueles que o cercam. Os grupos de sentimento e confronto têm pôr finalidade posicionar o indivíduo perante sua própria realidade, demonstrando-lhe suas falhas comportamentais e os resultados negativos de sua auto-avaliação.
ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO

Embora a terapia de grupo tenha demonstrado largamente sua superioridade em relação a tratamentos individualizados, certos casos requerem um acompanhamento clinico relativamente mais completo. O acompanhamento psicológico tem a finalidade de determinar o alcance dos resultados obtidos nas diversas etapas e as necessidades de reforço de pontos específicos em questões psicológicas alheias, indutoras ou não do uso de agentes químicos.
ESPORTE & LAZER

A exemplo da laborterapia, o esporte e o lazer representam um papel importante na recolocação do indivíduo no meio social, estimulando sua participação em grupos, enfatizando a necessidade do cumprimento de ritos e regras sociais e ainda demonstrando a necessidade de preservar o próprio organismo.
Nosso endereço
Rua Angelo Gianotto, 281
Riacho Grande São Bernardo do Campo CEP: 09830-250
© 2015 - Grupo VAAD - Todos os direitos Reservados